O Instagram iniciou, no Brasil, o teste de uma atualização que há alguns meses já havia sido comentada por especialistas e sites de notícia: a ocultação do número de curtidas nas publicações.
Nesta quarta-feira (17), os usuários já começaram a notar as mudanças na plataforma. O usuários não poderão visualizar a quantidade de likes nas fotos e vídeos de outros perfis, somente de seus próprios posts.
Segundo comunicado oficial, estas mudanças são uma tentativa de diminuir o clima de competição entre os perfis e fazer com que os usuários foquem mais em contar histórias sem esperar pelas curtidas.
Alguns usuários defendem o fim dos likes em prol da saúde mental, já que muitas pessoas acabam desenvolvendo vício pelos números de curtidas, seguidores e outras métricas de vaidade.
Qual é o impacto da remoção do número de curtidas para empresas que estão no Instagram?
Sabemos que este recurso está em fase de testes, o Instagram irá analisar o comportamento dos usuários para descobrir se remover o número de curtidas nas publicações realmente é importante.
Mas já que o assunto acabou sendo muito polêmico, principalmente para perfis que investiram (e ainda investem) tempo e dinheiro nesta plataforma, é importante analisar o impacto destas mudanças no marketing digital.
A primeira reflexão que devemos fazer é a respeito do valor da presença digital da sua empresa no Instagram.
Considero esta plataforma um excelente canal para estratégias de fortalecimento de marca, relacionamento e conteúdo através do storytelling visual (contar histórias através de fotos e vídeos).
Qual é a sua estratégia de atuação – ou seja, por que a sua empresa está no Instagram?
Muitas empresas estão nas redes sociais para criar conteúdo e se relacionar com clientes, pensando em objetivos de marketing diretos – vendas, fortalecimento de marca e fidelização.
Cada objetivo possui formas diferentes de avaliação de resultado, métricas exclusivas que irão dizer se estamos no caminho certo ou não.
O número de curtidas é uma métrica de engajamento, um ativo de valor que representa um interação direta com uma publicação – em resumo, se alguém gostou do conteúdo.
Os perfis não irão perder esta métrica, ela só deixará de ser pública.
Outras métricas de engajamento podem ser classificadas como mais importantes para a sua empresa dentro da sua estratégia de marketing digital – vale saber que estas métricas podem ser visualizadas somente por perfis tipo comercial (business) no Instagram na área de Informações.
Visitas ao perfil
O número de visitas ao seu perfil é algo que deve ser levado em conta.
Em um ambiente onde a ansiedade e o tédio combinam com o constante rolar a página até o final, a saída do feed para visita ao perfil demonstra interesse do usuário pela sua empresa.
Mantenha o seu perfil atualizado com informações de contato, endereço e website da sua empresa – essa visita pode gerar novos negócios.
Comentários
Ainda falando sobre o comportamento dos usuários, analise como você usa o Instagram. Já reparou nas suas mãos? Tenho certeza que você só faz dois movimentos em geral, o de descer a página do feed e os dois toques para curtir uma foto.
Agora compare a quantidade de vezes que você curte uma publicação com a quantidade de vezes que você comenta em alguma delas. Este tipo de interação é quase nula, pois comentar dá preguiça – risos.
Deixando os comentários com SPAM e pessoas marcando o @ dos amigos sem dizer mais nada de lado, saiba que o próprio Instagram, assim como o Facebook, valoriza publicações que tenham comentários relevantes.
DICA: incentive a discussão em suas publicações – faça com que as pessoas conversem e troquem opiniões. Posts de qualidade geram conversas interessantes.
Alcance e Impressões
Tem coisa melhor que saber quantas pessoas estão vendo o que você faz? Se o seu objetivo for o de fortalecimento de marca, não!
Muitas pessoas acabam não dando a importância necessária para estas duas métricas incríveis: alcance e impressões.
O número de alcance representa a quantidade de pessoas únicas que viram os seus posts – podem ser tanto seus seguidores, quanto pessoas que visitaram o seu perfil.
As impressões são a quantidade total de vezes que estas pessoas visualizaram os posts, por isso são métricas com números bem maiores que o alcance.
Qual outro veículo de comunicação te dá um número quase exato – as métricas são estimativas e podem não representar números reais – de pessoas que foram impactadas pelas suas publicações?
Mais um recado de amigo: se você investe dinheiro em posts patrocinados no Instagram e outras mídias, comece a valorizar estas métricas.
Se nem as próprias redes sociais querem que você foque em números de curtidas, é sinal de que talvez as suas estratégias de marketing digital estejam indo para um caminho onde um número é mais importante que um conteúdo de qualidade.
Me conta, você já notou as mudanças que o Instagram está fazendo? O que você acha que realmente irá mudar?
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